segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Resenha Crítica

Após assistir um pouco de televisão escolhi assistir a novela Sinhá Moça da Rede Globo.
A novela retrata sobre a abolição do trabalho escravo, preconceito, autoritarismo e o poder que o dinheiro exerce perante os menos favorecidos, ou seja, sobre aqueles que estão submissos aos donos da situação.
A novela retrata que a sociedade na maioria das vezes é alvo de preconceito, pelo simples fato de nos acovardarmos e não reagirmos diante dos problemas. A cultura é bastante expressa nesta historia, pois é algo determinante na cultura dos principais protagonista da historia (os escravos) a capoeira, a dança e a música dão força e determinação para estes povos.
O conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos são apresentados como valores determinantes e que não podemos abrir mão desses direitos.
A novela representa estes valores como algo verdadeiro onde transmite que o amor e o poder estão acima de qualquer coisa, retrata também o poder de posse que muitos homens ainda julgam exercer sobre as mulheres. Tornando a mulher submissa a ele, demonstrando que a mesma é incapaz e que ele é o dono da situação. Os negros são visto como miserável que já mais serão independentes, ou seja, donos de sua própria vida e de seus ideais.
As pessoas da sociedade se vestem com figurinos luxuosos as mulheres principalmente. Já os escravos se vestem como roupas simples e demonstrando a desigualdade social que os mais favorecidos exercem sobre os menos favorecidos.
O padrão de beleza valorizado na historia acredito que seja os das mulheres brancas que demonstram sua elegância e sensualidade em seus trajes elegantes. As mulheres negras mesmo sendo belas não são valorizadas pela maioria pelo simples fato de serem negras.
Acredito que esta novela pode influenciar na sociedade no que diz respeito ao poder de posse e superioridade.
A sociedade brasileira se sensibiliza com a discriminação racial, social e o trabalho escravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário