terça-feira, 17 de agosto de 2010

Resenha sobre filme O quarto Poder do diretor Costa Gravas e o documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog.

Após leitura do texto, e discussão com os colegas acredito que o tema central do filme é o poder que a mídia exerce sobre seus telespectadores, pois vimos que a mídia expõe os acontecimentos de forma envolvente, fazendo com que as pessoas deixam se influenciar. Tornando – se formadores de opiniões.
Os principais personagem da historia na minha opinião são os telespectadores (opinião pública) e a mídia, que se deixam envolver se tornando personagem que evidencia a historia que ganha destaque com o decorrer da historia, pois os mesmo se tornam vulnerável.
Os interesses de cada um dos envolvidos na historia e o de obter êxito em seus objetivos a mídia quer ganhar destaque como vimos e as pessoas que tudo acabem e as crianças sejam libertas e o causador de todo o conflito almeja apenas ter seu emprego de volta, mas quando ver que as coisa estão cada vez pior deseja também sair livre da situação na qual se envolveu e como não encontra saída decide dar fim em sua própria vida.
Acredito que a conduta ética e os interesses individuais de cada um deles estão relacionados, através de suas opiniões a respeito dos fatos e de seus interesses.
No filme a mídia tem o papel de expor aos telespectadores o fato com o intuito dos mesmos intervir expondo suas próprias opiniões a respeito dos acontecimentos que estão sendo evidenciados através da mídia.
Acredito que os fatos trados nesta ficção e na vida real tem sim relações um exemplo foi o caso da jovem Eloá que ficou refém de seu namorado por vários dias onde a mídia esteve presente assim milhares pessoas, participando diariamente do desenrolar dos fatos onde teve um final trágico, acredito que a mídia causou uma grande pressão tanto no acusado como nas autoridades presentes que estavam tentando resolver a situação. Minha opinião no geral sobre a historia é que tanto a mídia como a opinião pública podem influenciar de forma positiva ou negativa dependendo da situação tem casos que a mídia e a opinião pública são o fator principal para que a situação tenha êxito.
O documentário Muito além do Cidadão Kane, retrata fatos ocorrido em empresa (emissora de televisão), onde retrata diversos assuntos.
O assunto principal deste documentário e o poder da rede Globo e a sua influencia frente aos telespectadores.
O documentário enfatiza a influência da emissora junto às autoridades principalmente dos governantes majoritários.
Ao fazer pesquisas na internet sobre o documentário, observei que o documentário e bastante procurado pelos jovem principalmente os universitários que já viram ou ouviram falar do documentaria que fazem buscas constante tentando encontrar o documentário, proibir também no comentários das pessoas sobre a manipulação que ocorreu no debate para a presidência de Collor X Lula e os demais acontecimentos que ocorrem em decorrência deste fato.
Fonte: http://www.documentarios.org/video/detalhar/49/muito_alem_do_cidadao_kane/

Nenhum comentário:

Postar um comentário